Entrevista exclusiva com Fábio Francisco, secretário de esporte de Paramirim
Fábio Francisco, mais conhecido como Fabinho de Tio Dedé, é empresário e assumiu a Secretaria de Esporte de Paramirim no começo deste ano, no governo de Gilberto Brito.
O Paramirim Agora conversou com exclusividade com o secretário e expôs perguntas enviadas por internautas e, também, elaboradas pela nossa equipe.
Para começar, o internauta Antônio Sousa pergunta:
Internauta: Como o senhor encontrou a Secretaria de Esportes de Paramirim quando assumiu o cargo?
Secretário: O setor de esporte estava todo destruído. A única coisa que restou foi uma mesa, um computador todo apagado, e um bebedouro com defeito. Para mim uma tremenda falta de profissionalismo.
Paramirim Agora: Na sua gestão, a Secretaria passará por muitas mudanças? Se sim, quais?
Secretário: Sim, passará por algumas mudanças. Dentre elas ter uma mulher como coordenadora, mostrando às mulheres praticantes de esporte que elas têm seu espaço respeitado.
Paramirim Agora: Na nossa região, quando se fala em esporte, só vem à nossa mente o futebol e o futsal, e geralmente nem se fala em outras modalidades. A Secretaria pretende fazer algo para mudar isso?
Secretário: Sim. Temos em nosso projeto uma relação de novas modalidades a serem desenvolvidas em nosso município.
Paramirim Agora: Há muito tempo se fala na criação da Liga Municipal de Futebol, o que o senhor pensa a respeito disso?
Secretário: Tudo que vem para benefício é de extrema importância, portanto, acho muito importante a formação de uma liga, sem politicagem.
Paramirim Agora: A vaquejada é uma modalidade equestre bastante conhecida na região, e recentemente, uma decisão do Supremo Tribunal Federal, no ano passado, proibiu a prática no estado do Ceará, alegando que a modalidade provoca maus tratos aos animais, porém muitas cidades já estão aderindo à decisão. O que o senhor pensa a respeito do assunto? A vaquejada é ou não crime, na sua opinião?
Secretário: Na minha concepção a vaquejada é um esporte que representa a cultura de nosso nordeste e deve ser mantida.
Ainda sobre a vaquejada, o internauta Luan Oliveira pergunta:
Internauta: A prática da modalidade será realizada ou apoiada pelo Departamento Esportivo da cidade?
Secretário: Não cabe a mim decisões antecipadas, mas, no que depender de mim, a vaquejada continua sendo nossa festa de setembro.
Paramirim Agora: Mudando novamente de assunto, nos colégios e escolas municipais há campeonatos de futsal, e às vezes vôlei. Porém existem alunos que não são adeptos a nenhuma dessas modalidades e, consequentemente, não participam das atividades. O que o senhor pensa sobre o assunto? Como secretário, o senhor acredita que pode fazer algo para mudar isso?
Secretário: O primeiro passo da nossa equipe é fazer uma pesquisa com todos os estudantes para saber como podemos atender aos seus anseios, ou seja, que modalidade seria de sua preferência e oferecer acompanhamento a cada um que nos chamar atenção, para que possamos ajuda-lo na identificação da modalidade esportiva ideal.
Paramirim Agora: Nos anos passados, o Estádio do Roseirão era utilizado apenas por jogadores que disputassem algum campeonato municipal e para jogos mais importantes. Pessoas ouvidas pelo Paramirim Agora, que preferiram não se identificar, dizem que as crianças não eram autorizadas a jogar no estádio para não prejudicar o gramado. O senhor manterá essa mesma posição?
Secretário: Das crianças nascem os futuros doutores do saber daí minha preocupação em proporcionar o melhor à todas elas. O estádio estará aberto à todos, desde que estes se enquadrem às normas, incluindo notas escolares e comportamento nas escolas.