ANA e CODEVASF falam com exclusividade ao Paramirim Agora sobre o ocorrido no Balneário
Ação em conjunto com o comitê de bacias para abastecimento do município de Caturama que fez com que a área utilizada para lazer ficasse enlameada e imprópria para banho.
A Agência Nacional de Águas (ANA) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vale do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) falaram com exclusividade ao site Paramirim Agora na tarde desta quinta-feira (17) sobre uma ação em conjunto com o comitê de bacias para abastecimento do município de Caturama que fez com que a área utilizada para lazer ficasse enlameada e imprópria para banho.
O presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre já havia se pronunciado sobre o assunto.
A ANA nos informou que “autorizou a liberação de 1 bilhão de litros de água para atendimento emergencial a usuários do rio Paramirim, até a comunidade Feira Nova, no município de Caturama (BA), dada a solicitação do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre”.
“A autorização da ANA determina que o CBH PASO solicite apoio da CODEVASF para a execução da operação do açude e medição das vazões defluentes dela decorrentes. O Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre, com o apoio da CODEVASF, deverá, ainda, encaminhar o resultado da operação à ANA para acompanhamento, fato que não ocorreu até o momento.”
“É importante destacar, que liberação similar foi objeto de operação nos anos de 2015 e 2016, também após encaminhamento à ANA de solicitação do citado Comitê, porém sem registros de incidentes, como o relatado por este veículo de comunicação.
A CODEVASF disse que “o trabalho de implementar e coordenar a gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos e regular o acesso a água, promovendo seu uso sustentável em benefício das atuais e futuras gerações é de responsabilidade da Agência Nacional de Águas. Também é de responsabilidade da ANA o controle e a outorga da água do rio e outras definições estratégicas centrais: uso sustentável da água, ser reconhecida pela sociedade como referência na gestão e regulação dos recursos hídricos e na promoção do uso sustentável da água e compromisso, transparência, excelência técnica, proatividade e espírito público”.
“Por isso, esclarecemos que após solicitação do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre, composto por diversos órgãos e prefeitura municipal, a Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou a liberação de 1 bilhão de litros de água para atendimento emergencial a usuários do rio Paramirim, até a comunidade Feira Nova, no município de Caturama (BA)”.
A ANA nos enviou ainda alguns documentos referentes à esse e outros anos anteriores, que podem ser acessados nos links abaixo: