Siga-nos

Prefeitura de Rio do Pires realiza Semana Cultural em comemoração à emancipação do município

Comemorações começam hoje (12).

A Prefeitura Municipal de Rio do Pires, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura, realiza a partir de hoje (12) a Semana Cultural em comemoração aos 56 anos de emancipação política do município.

Hoje será realizada a Santa Missa na Igreja de Senhor do Bonfim, dia 14 haverá apresentações de vídeos do patrimônio cultural municipal e, dia 15, festival de música e dança com as escolas municipais e estaduais do município.

História

A formação do pequeno centro populacional que deu origem ao município de Rio do Pires, teve seu marco inicial na década de 30, do século XIX. Surgiu nessa época o minúsculo povoado à margem direita do Rio do Pires, que lhe deu o nome, desenvolvido graças aos ″garimpeiros″, que surgiram à procura de ouro nas ″lavras de memória″. Localidade esta que com seu garimpo de minérios preciosos foi a base da economia da população naquela época.
Com o decorrer dos tempos, tais atividades foram diminuindo, devido ao maior interesse da população por outros meios de trabalho, e, também pela localização geográfica acidentada dessas lavras.
Os garimpeiros, seus familiares, despertaram interesse em aglomerar-se em terras férteis e devolutas existentes nesse pequeno povoado. Em decorrência de seu crescimento físico já no século XX foi elevado a categoria de ″distrito de Rio do Pires″. Em 17 de novembro de 1961, este distrito foi emancipado, nascendo assim, o município que leva o mesmo nome.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Rio do Pires (ex-povoado), pela lei estadual nº 628, de 30-12-1953, com terras desmembradas do distrito de Ibiajara, subordinado ao município de Paramirim.
Em divisão territorial de 1-VII-1950, o distrito de Rio do Pires, figura no município de Paramirim.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Rio do Pires, pela lei estadual nº 1550, de 17-11-1961, desmembrado de Paramirim. Sede no antigo distrito de Rio do Pires. Constituído de 2 distritos: Rio do Pires e Ibiajara, ambos desmembrados de Paramirim. Instalado em 07-04-1963.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Rio do Pires e Ibiajara.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

(Com dados do IBGE)

Participe do nosso grupo privado e receba notícias em primeira mão no WhatsApp

Entrar para o grupo