Siga-nos

Rio Paramirim ganha projeto de requalificação ambiental

Foto: Paramirim Agora (toque para ampliar)

Foi realizada no último dia 29 a primeira reunião estratégica para elaboração do Termo de Referência (TDR) para execução de um projeto de requalificação ambiental das margens do Rio Paramirim e recuperação das nascentes de Érico Cardoso.

O Termo de Referência é um documento que estabelece as especificações dos serviços que deverão ser prestados pela empresa que realizará as obras. A empresa SANEAMB é a responsável por desenvolver esse termo.

O projeto de requalificação foi proposto pela ONG Zabumbão e aceito pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco (CBHSF).

“É uma iniciativa civil, não governamental, de pessoas que perceberam o problema e propuseram soluções”, disse ao Paramirim Agora Bárbara Leão, presidente da ONG.

Segundo ela, a empresa responsável pelo TDR já está atuando e visitando os locais para a coleta de informações.

O prazo para entrega da primeira mostra do Termo de Referência é de 2 meses. Só após a conclusão dessa etapa é que será feita a licitação para contratação de empresa para realização das obras.

“Em nosso entendimento, recompor as margens do Rio Paramirim está além de simplesmente realizar intervenções físicas. O nosso intuito é recompor a consciência ambiental, o orgulho ribeirinho e a tradição de preservar. Parabenizo a ONG Zabumbão pela iniciativa de mostrar a necessidade de recuperar os prejuízos causados pelo homem ao ambiente”, declarou Anselmo Caires, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Paramirim e Santo Onofre (CBH-PASO).

Estiveram presentes no evento, além de Anselmo Caires e Bárbara Leão, João Batista S. Júnior, representando o INEMA, Manoel C. Bomfim, representando a Associação de Irrigantes do Vale do Paramirim, Edvaldo da Silva, secretário municipal de Meio Ambiente de Érico Cardoso, Gildasio Batista da Silva, secretário municipal de Agricultura de Caturama, e membros da sociedade civil.

“Nós acreditamos no processo inclusivo e participativo. Todas as ações do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) são assim, feitas para proteger a natureza e promover o povo de forma sustentável. Eu só posso agradecer ao CBHSF, ao meu coordenador Ednaldo Campos, da CCR-Médio São Francisco, e ao nosso presidente Anivaldo de Miranda pelo empenho em implementar políticas públicas de extrema importância na bacia do nosso Velho Chico”, finalizou Caires.

(Com Assessoria de Comunicação do CBHSF)

Participe do nosso grupo privado e receba notícias em primeira mão no WhatsApp

Entrar para o grupo