Mais dois casos confirmados de coronavírus em Paramirim; município passa a ter transmissão local
A Secretaria de Saúde divulgou na noite desta quarta-feira (13) o boletim diário a respeito do cenário epidemiológico do coronavírus em Paramirim.
Leia abaixo:
“[…] mais dois casos de coronavírus foram confirmados via teste rápido, nos quais foram realizados coleta de amostras e encaminhado o material para o LACEN de Salvador. O primeiro resultado já chegou e veio negativo, o que indica que a pessoa se infectou com o vírus, manteve-se assintomática (não desenvolveu a doença), e, no momento da coleta, já estava curada, não transmitindo mais o vírus. O outro paciente ainda aguarda o resultado. Informa também a cura de outro paciente, o qual foi acompanhado por 14 dias e 72 horas sem sintomas. Informa ainda, que foi notificado um novo caso suspeito, permanece estável sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica, o mesmo teve amostra coletada e enviada ao LACEN.”
Também foi divulgado o seguinte informativo:
“A Secretaria Municipal de Saúde de Paramirim informa que o município vem realizando testes rápidos para a Covid-19 em sua população seguindo os critérios de testagem nas pessoas que tiveram contato com pacientes confirmados para a doença via exame do LACEN.
Já foram realizadas 49 testagens rápidas no nosso município. Sendo que, 47 tiveram resultado NEGATIVO e 02 apresentaram resultado POSITIVO.
Nesses 02 pacientes que testaram POSITIVO, por meio de testes rápidos, foram realizadas as coletas nas mucosas nasais (vias aéreas superiores) sendo, esses materiais, encaminhados para o LACEN de Salvador.
O primeiro resultado recebido apresentou negativo, o que indica que a pessoa se infectou, manteve-se assintomática (não desenvolveu a doença) e, no momento da coleta, já estava curada, não transmitindo mais o vírus. O outro paciente ainda aguarda o resultado.
Diante dos fatos, a SMS vem a público esclarecer que o município de Paramirim apresenta TRANSMISSÃO LOCAL, observada quando alguém que se contaminou pelo vírus em outro estado ou cidade, transmite para outra pessoa que não viajou. Até o momento, o município apresentava apenas casos importados. Vale ressaltar que o município não se encontra em transmissão comunitária (quando não se identifica o transmissor).
Os pacientes que testaram positivo, via testes rápidos, bem como seus contatos, encontram-se monitoradas e em isolamento domiciliar.
Com a mudança do perfil epidemiológico de Paramirim, assim como o registro do primeiro óbito, a SMS destaca a necessidade de reforçar as restrições de contato no município. Ressaltamos que o isolamento social e o uso de máscara são as maneiras mais eficazes para contenção e combate do novo coronavírus.”