Siga-nos

Paramirim: último caso suspeito de coronavírus é descartado; precaução com assintomáticos continua

A Secretaria Municipal de Saúde informou na tarde desta terça-feira (19) que o último caso suspeito de coronavírus em Paramirim foi descartado. O paciente em questão teve amostra colhida para exame e enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), em Salvador. O resultado negativo chegou hoje.

Até o momento, foram confirmados 5 casos de COVID-19 no município, sendo que 4 pacientes já estão curados e 1 faleceu. A quantidade de casos descartados subiu para 8.

Foto: Reprodução/Secretaria Municipal de Saúde de Paramirim

Cuidados precisam continuar

Com o descarte desse caso, Paramirim não tem mais nenhum paciente com suspeita da doença. Isso, porém, não significa necessariamente que o município está livre do vírus. Não se deve descartar a possibilidade de existerem casos assintomáticos, ou seja, de pessoas que estão com a COVID-19 mas que não apresentam sintomas. Esses indivíduos, segundo especialistas, também podem transmitir o vírus.

Vale lembrar que, na última quarta-feira (13), a secretaria comunicou que Paramirim teve o perfil epidemiológico alterado para transmissão local.

“A transmissão local é quando o contaminado importado transmite para uma pessoa local. Ou seja, se consegue delimitar o caminho da contaminação. Já a transmissão comunitária é quando pessoas do local são contaminadas, mas não se consegue definir o caminho da contaminação”, disse ao Paramirim Agora Aurélio Moreno, secretário municipal de Saúde.

Dos 5 casos confirmados até agora, 2 resultaram de transmissão local. Apesar de a Vigilância Epidemiológica estar monitorando pessoas que tiveram contato com os pacientes, é possível que alguma delas tenha se contaminado e permanecido assintomática.

Por isso, profissionais da saúde reforçam a cada dia as recomendações de isolamento social e higienização das mãos. Em Paramirim, além dessas medidas, a Secretaria de Saúde reafirma a obrigatoriedade do uso de máscara em locais públicos e no comércio.

Participe do nosso grupo privado e receba notícias em primeira mão no WhatsApp

Entrar para o grupo