Fluxo do Rio Paramirim será interrompido por 8 dias para instalação de equipamento no Zabumbão
Codevasf realiza obras de recuperação na estrutura do reservatório. Investimento é de cerca de R$ 950 mil.
A quantidade de água que desce da Barragem do Zabumbão para o Rio Paramirim passou ontem (10) de 300 para 400 litros por segundo. O aumento foi autorizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e irá vigorar até o dia 15/06, quando todo o fluxo será interrompido por 8 dias para que a Codevasf realize a instalação de um equipamento chamado Calha Parshall, com o objetivo de facilitar a medição da vazão liberada pelo lago.
Inicialmente, para não bloquear o fluxo da descarga, a Codevasf planejava desviar a vazão pelo vertedouro, utilizando um conjunto moto-bomba. No entanto, após análise dos engenheiros eletricista e mecânico da empresa, foi constatado que a potência do transformador existente no Zabumbão não suportaria os dispositivos.
No dia 22, após o término da instalação da calha, a vazão liberada será de 400 l/s até o dia 29/06, data em que haverá redução para 300 l/s.
As obras
Em março, a Codevasf deu início a serviços de recuperação na estrutura da barragem do Zabumbão.
“Os serviços de manutenção periódica são fundamentais para garantir a segurança estrutural da barragem. Esses serviços de recuperação estão sendo realizados, pois a barragem de Zabumbão encontra-se em estado de atenção, já que apresenta erosões e buracos no talude de jusante e coroamento. Também se faz necessária a manutenção nos componentes hidráulicos, a limpeza geral, a pintura das estruturas de ferro, entre outros serviços”, disse Sérgio Farias, técnico da Codevasf e fiscal da obra.
A ação representa um investimento de cerca de R$ 950 mil.
“Esse contrato engloba diversos serviços relacionados às obras civis de recuperação da estrutura da barragem. A limpeza geral da vegetação é importante já que ela é prejudicial, pois dificulta a realização de uma inspeção da barragem. Vamos recuperar o aterro, algumas erosões e buracos e preencher com cimento para estabilizar, mantendo a segurança da barragem. Também estamos recuperando a estrutura de concreto da tomada d’água. Faremos uma pintura no meio-fio e alambrados e uma revisão da parte elétrica, além de melhorar o acesso à barragem, abrindo uma estrada”, afirmou Farias.