Casos de violência doméstica aumentam em Paramirim e municípios vizinhos durante pandemia
Depois das medidas de isolamento social contra a COVID-19, adotadas mundialmente, o número de casos de violência doméstica vem aumentado de forma preocupante.
Municípios como Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Paramirim em que os casos, em sua maioria, eram registrados geralmente aos finais de semana, tiveram índices crescentes de registros durante a semana, principalmente, à noite.
Segundo a Major PM Cleise, Comandante da 46ª CIPM, outro dado relevante é que a violência doméstica, antes ocorrida em maior número por homens que tinham vínculo conjugal e afetivo com a vítima (marido, companheiro, namorado), hoje passam pelo perfil de filhos e irmãos agressores dessas vítimas.
Além disso, outro fator é a variação da idade dessas mulheres vítimas de violência, que até então eram jovens, e que passam a fazer parte dessa triste realidade, as senhoras de idade acima dos 60 anos.
Diante deste novo quadro, no qual se constata que essas mulheres estão temporariamente e relativamente afastadas da presença de sua rede de apoio (familiares e amigos), em razão da Pandemia, se fez necessário reforçar a informação dos telefones de atendimento.
Através de um vídeo na pagina da 46ª CIPM, no Instagram, orienta-se que as vítimas dispõem do recurso de atendimento à ocorrência que são as Centrais telefônicas que podem ser acionadas não somente pela vítima, como também, por outra pessoa que possa denunciar o agressor em situação de violência doméstica.
Normalmente, a população e as próprias mulheres costumam identificar como violência doméstica somente a agressão física. Entretanto se pode considerar que esse tipo de violência já é o último estágio, pois antes disso, a vítima já sofreu um outro tipo de violência como a psicológica, moral, sexual e patrimonial.
O vídeo contou com a participação de Policiais Militares masculinos e femininos da 46ª CIPM, os quais têm lidado diariamente com esse problema.
A CIPM também contou com a participação da ilustre convidada, Sra. Cristiane Cordeiro, Diretora do Polo UNOPAR, em Livramento de Nossa Senhora, pessoa de notável empatia e engajamento às causas sociais.
Os telefones de atendimento citados no vídeo são: (77) 99851-8241, 190 e 180.