Município de Paramirim está preparado para vacinação e só aguarda chegada das doses, diz secretário de Saúde
O secretário de Saúde de Paramirim, Wesley Marques, informou ao Paramirim Agora, na tarde desta segunda-feira (18), que a Secretaria está preparada para começar a vacinar a população do município contra a covid-19 e que aguarda somente a entrega das vacinas pelo governo estadual.
“Após definição e logística estabelecida pela Secretaria de Saúde do Estado – Sesab, as vacinas serão entregues aos núcleos regionais de saúde (antigas DIRES), que repassarão as doses por cotas de cada cidade conforme planejamento estadual às respectivas secretarias de saúde municipais. O plano de ação municipal para iniciar a vacinação já está estruturado com profissionais, seringas, agulhas, carros e toda logística necessária após recebimento das doses. De início iremos seguir o protocolo ministerial e estadual para vacinação dos profissionais de saúde em atendimento à COVID-19. Estamos aguardando o contato do Núcleo Regional de Boquira sobre a data de recebimento das doses. Logo, iremos realizar as devidas orientações à população e os devidos cuidados”, disse o gestor.
O anúncio ocorre cerca de 24 horas após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar os pedidos de uso emergencial de duas vacinas contra o novo coronavírus: a CoronaVac e a de Oxford (ainda não disponível em solo brasileiro).
Na manhã desta segunda-feira (18), o Ministério da Saúde começou a distribuir quase 6 milhões de doses da CoronaVac a todos os estados e ao Distrito Federal.
Para a Bahia foram encaminhadas 376,6 mil doses, que devem chegar a Salvador ainda hoje.
“Após as primeiras vacinas chegarem a Bahia, nossa expectativa é que num período de 12 horas todas as doses estejam distribuídas para os municípios do estado, e no prazo de 24 horas após possamos iniciar a vacinação”, declarou em reportagem o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas.
Nesta fase serão vacinados profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à covid-19 e em unidades de saúde de urgência e emergência, idosos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas.