Siga-nos

Governo enviará técnicos ao município para realização de estudos visando à eletrificação das margens do rio Paramirim

Projeto é um dos compromissos firmados pelo Governo do Estado em 2015, época em que houve a instauração de um conflito pelo uso da água na região.

Profissionais da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e da Coelba estarão em Paramirim, na próxima semana, para realizar um estudo visando à implementação da eletrificação das margens do rio Paramirim, desde a jusante da Barragem Zabumbão até a divisa com o município de Caturama.

A informação foi repassada ao Paramirim Agora pelo prefeito do município, Gilberto Brito, que foi informado da visita pelo diretor de Energia da Seinfra, Gilson Moraes.

A eletrificação das margens do Rio Paramirim foi um dos compromissos firmados pelo Governo do Estado em 2015, época em que houve a instauração de um conflito pelo uso da água na região.

A implantação do projeto foi cobrada pelo prefeito e outras autoridades em uma reunião, realizada no dia 17 de março, com a presença de representantes de órgãos federais e estaduais, prefeituras, ONGs, Embasa, promotores do Ministério Público, associações, usuários da água e outros membros da sociedade civil.

Se implantada, a eletrificação possibilitará a irrigação de áreas bem maiores, por meio do uso de bombas, e, ao mesmo tempo, reduzirá o desperdício da água.

A expectativa do prefeito é que a ação impulsione a agricultura de Paramirim e torne o município referência na região, a exemplo de Livramento e Dom Basílio, que exportam gêneros alimentícios para vários pontos do estado.

Brito, que se declara contrário à adutora Zabumbão/Boquira, afirmou que também espera a concretização de outros compromissos firmados pelo governo.

“A esperança é que o governo não fique somente preso nessa ação de viabilizar a eletrificação das margens do rio, mas também faça a barragem do rio da Caixa.”

Segundo ele, a construção da barragem do Rio da Caixa possibilitaria um acúmulo de aproximadamente 40 milhões de metros cúbicos de água, que seria suficiente para atender a região de Boquira sem pôr em risco a sustentabilidade hídrica dos municípios atendidos pelo Zabumbão (Paramirim, Caturama, Botuporã e Tanque Novo).

Na visita técnica da próxima semana, estarão acompanhando os profissionais o Secretário Municipal de Agricultura, a Secretária Municipal de Meio Ambiente e o presidente da Associação dos Irrigantes do Vale do Paramirim.

Participe do nosso grupo privado e receba notícias em primeira mão no WhatsApp

Entrar para o grupo