62 anos das Obras Sociais Irmã Dulce
As Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) comemoraram 62 anos de existência no mês passado. Fundada em 26 de maio de 1959, pela Santa Dulce dos Pobres, a instituição é fruto da trajetória de amor e serviço e da persistência da religiosa que peregrinou durante mais de uma década em busca de um local para abrigar pobres e doentes recolhidos das ruas de Salvador.
As raízes da OSID datam de 1949, quando a Irmã, sem ter para onde ir com 70 doentes, pediu autorização a sua superiora para abrigar os enfermos em um galinheiro situado ao lado do Convento Santo Antônio. O episódio fez surgir a tradição de que o maior hospital da Bahia nasceu a partir de um simples galinheiro.
Em conversa com este site, o atual prefeito de Paramirim, Gilberto Brito, lembrou a época em que representava o município na Assembleia Legislativa da Bahia. Com orgulho, ele contou que, em 2009, fora procurado pela então superintendente das Osid, Maria Rita Lopes Pontes (sobrinha de Irmã Dulce), para propor uma sessão especial em homenagem ao aniversário de 50 anos da entidade.
“Com profunda emoção e responsabilidade, aceitei a louvável e responsável missão.”
Logo após seu discurso, Brito a ofereceu uma muda de mandacaru. “Me aconselharam a oferecer flores, mas acho que o mandacaru representa a resistência de Irmã Dulce”.
Ouça, a seguir, os pronunciamentos:
Osid hoje
Atualmente, a entidade filantrópica abriga um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com cerca de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano, na Bahia, a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pessoas em situação de rua, usuários de substâncias psicoativas e crianças e adolescentes em situação de risco social. A organização conta com um perfil de serviços único no país, distribuídos em 21 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde, Educação e na preservação e difusão da história de sua fundadora.
Também conhecida como Complexo Roma, a sede das Obras em Salvador abriga, em seus 40 mil metros quadrados de área construída, 20 dos 21 núcleos da entidade, incluindo 954 leitos hospitalares para o atendimento de patologias clínicas e cirúrgicas. Desses núcleos, 19 apresentam atuação no campo da Saúde, a exemplo do Hospital Santo Antônio, Centro Geriátrico, Hospital da Criança, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência e Centro Especializado em Reabilitação e do Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas. Somente no Complexo Roma são contabilizados por ano cerca de 2,2 milhões de procedimentos ambulatoriais.
Ainda na sede das Obras Sociais, local que atende diariamente cerca de 2 mil pessoas, são realizadas por ano 12 mil cirurgias, além de 18 mil internamentos. Atualmente, mais de 4,3 mil profissionais trabalham na organização, sendo 2,8 mil funcionários somente no complexo da capital baiana, local onde atuam ainda 300 médicos e 300 voluntários.
Como doar
Qualquer pessoa pode ajudar na manutenção das atividades das Obras Sociais Irmã Dulce e na perpetuação do legado de amor deixado pelo Anjo Bom do Brasil.
Associação Obras Sociais Irmã Dulce
CNPJ: 15.178.551/0001-17
Banco do Brasil
Agência: 3429-0
Conta: 157.081-1
Pix: [email protected]
Banco do Nordeste
Agência: 046
Conta: 12.516-2
Bradesco
Agência: 2864-9
Conta: 12.154-1
Pix: [email protected]
Caixa Econômica
Agência: 2211
Conta: 333-3
Operação: 003
Itaú
Agência: 0697
Conta: 96.844-4
Pix: [email protected]
Santander
Agência: 4109
Conta: 13000565-6
Pix: [email protected]
Mais informações estão disponíveis no site irmadulce.org.br.