Siga-nos

Opinião

O que será das religiões após a pandemia?

E de repente o mundo passou a se sustentar através da ciência como num passe de mágica. Ela sempre esteve lá; desde a Revolução Industrial até os dias de hoje, cientistas e pesquisadores nunca deixaram de trabalhar e buscar entender a existência do Universo e seus detalhes que afetam e influenciam na nossa vida. Contudo, nunca foi o interesse prioritário dos seres humanos, que preferiam acreditar no lúdico, no imaginário, em lendas e em suas religiões.

Ter religião, sem dúvida, é importante, pois ela sustenta nossos corações e aquecem nossa alma. Mas a ciência atualmente vem provando o que jamais imaginávamos: inúmeras galáxias, vidas em outros planetas, terráqueos sendo enviados para o espaço, pesquisas surpreendentes, origem da Terra, o motivo da existência da gravidade, a influência da Lua sobre nosso planeta, etc. Muitos dizem que esse é o início de uma nova era, uma divisão da população, depois da qual teremos crentes em Deus e crentes na ciência.

A COVID trouxe uma leva de pensamentos diferentes, quebrou paradigmas quando matou crianças, jovens e idosos e ainda se transformou dentro dos corpos humanos. Isso seria Deus? Ou seria um microrganismo que encontrou lugar propício para adaptação e replicação (segundo os cientistas)? É difícil discutir isso atualmente, as pessoas estão confusas.

A ciência está tomando os espaços da mídia e nós que sempre tivemos uma religião e doutrina a seguir nos sentimos perdidos, porque, de fato, a ciência vem trazendo explicações mais palpáveis e passamos a confiar nela também.

Qual será o nosso destino? Como será o mundo após a extinção desse vírus epidêmico? As religiões continuarão fortes ou perderão poder para a ciência? Isso só o futuro poderá nos responder.

Participe do nosso grupo privado e receba notícias em primeira mão no WhatsApp

Entrar para o grupo