Siga-nos

Moradores de Paramirim são vítimas de clonagens de WhatsApp; saiba como se proteger

Foto: Pixabay

Diversos moradores de Paramirim foram alvos de hackers e tiveram suas contas do WhatsApp clonadas nessa segunda-feira (19).

Os criminosos assumiram o controle de diversos números de telefone e tentaram se passar pelos proprietários para aplicar golpes.

Para ajudar a população a se proteger, o Paramirim Agora traz abaixo algumas dicas.

O modus operandi

Não se sabe exatamente qual o método utilizado para conseguir acesso às contas do WhatsApp, mas suspeita-se de alguns bastante conhecidos:

1) O golpista entra em contato com a vítima e, com alguma justificativa, pede que a pessoa forneça um código enviado por SMS. Com esse código, o criminoso faz login no WhatsApp da vítima em outro celular.

2) Com auxílio de funcionários mal-intencionados das operadoras, o criminoso obtém o controle da linha telefônica da vítima e faz login no WhatsApp.

3) O criminoso compra chips novos e liga para a central das empresas se passando pela vítima, em uma suposta tentativa de recuperar um número perdido ou roubado. Por falha de segurança, mesmo com a solicitação de dados pessoais, o golpista pode conseguir ativar o número no novo chip.

O que fazer se for vítima

As vítimas de clonagem devem registrar boletim de ocorrência na delegacia e entrar em contato com a operadora para o bloqueio da linha e com o WhatsApp para o bloqueio da conta. Pessoas que enviaram dinheiro por Pix, transferência ou depósito devem, além de registrar boletim, buscar orientações com o banco.

Como se prevenir

Para dificultar a clonagem do WhatsApp, a principal recomendação é que os usuários ativem a verificação em duas etapas nas configurações do aplicativo. O procedimento fornece uma camada extra de segurança pois solicita uma senha toda vez que houver tentativa de cadastro do número em outro celular.

Caso receba mensagens suspeitas de contatos solicitando dinheiro emprestado, o melhor a se fazer é ligar por chamada de voz para confirmar. Se a pessoa não atender, há grande chance de ser golpe. Nesse caso, o mais prudente é não transferir dinheiro e tentar conversar pessoalmente.

Além disso, deve-se evitar abrir links suspeitos ou fornecer a outras pessoas códigos recebidos por SMS.

Participe do nosso grupo privado e receba notícias em primeira mão no WhatsApp

Entrar para o grupo