Siga-nos

Além de Paramirim, vários municípios do país já registraram panes em refrigeradores de vacinas

Uma apuração do Paramirim Agora constatou que, além de Paramirim, diversos outros municípios do Brasil já registraram panes em refrigeradores e câmaras frias que armazenavam vacinas contra a covid-19. Alguns deles confirmaram perdas de imunizantes.

Um dos principais casos, que ganhou repercussão nacional em veículos como G1, UOL, R7 e CNN, aconteceu em 15 de fevereiro, em Igarapé (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte. O município possui 35 mil habitantes e na época perdeu 229 doses devido a problemas técnicos no equipamento que armazenava os imunizantes.

Em 18 de fevereiro, o G1 informou que o município de “Nova Fátima, no norte do Paraná, suspendeu a vacinação contra o novo coronavírus após a geladeira que armazenava 73 doses da Coronavac ter um problema técnico e parar de refrigerar”.

Em 24 de fevereiro, o R7 divulgou que o “refrigerador que guardava vacinas contra a covid-19 na secretaria de saúde de Cristália, a 580 km de Belo Horizonte, apresentou um problema no termostato e, com isso, 69 doses de imunizantes contra a doença podem ter perdido a eficácia. A geladeira também guardava doses de todas as outras vacinas utilizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade”.

Em 15 de junho, o G1 noticiou que “cerca de mil doses de vacinas contra a Covid-19 podem ter sido perdidas em Jales (SP) depois que a geladeira que as armazenava apresentou problema”.

Em 14 de julho, segundo o UOL, “um problema elétrico que atingiu uma unidade de saúde na zona rural de Castanhal (PA) inutilizou 280 doses de vacinas, sendo metade contra a covid-19 e o restante contra a influenza”.

Em 21 de julho, o portal G1 publicou que “a Prefeitura de Tabatinga (SP) anunciou… a suspensão da vacinação contra a Covid-19 na cidade após uma pane elétrica na câmara de armazenamento de vacinas”.

Em Paramirim, a Secretaria Municipal de Saúde informou que aguarda orientações do Ministério da Saúde sobre como proceder em relação ao caso.

Participe do nosso grupo privado e receba notícias em primeira mão no WhatsApp

Entrar para o grupo