‘Não se pode tirar de um para o outro’, diz ministro da Cidadania sobre adutora Zabumbão-Boquira
Em vídeo divulgado neste domingo (21) pelo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Paramirim e Santo Onofre (CBHPASO), Anselmo Caires, o ministro da Cidadania, João Roma, externou uma posição contrária do governo federal à construção da adutora Zabumbão-Boquira, pretendida pelo Governo da Bahia.
Ao lado de sua esposa Roberta Roma e de Anselmo, o ministro baiano disse que “não se pode tirar de um para o outro. Nós precisamos desenvolver e levar o progresso a todos. E essa, portanto, é uma questão de justiça que requer o empenho e a melhor solução do Estado brasileiro”.
Roma afirmou ainda que está “estudando” com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, “uma solução definitiva na região”. Segundo o Paramirim Agora apurou, essa solução passaria pela construção de uma adutora Rio São Francisco-Boquira, que começou a ser discutida nas últimas semanas pelo governo federal.
Vale lembrar que a verba destinada à construção da adutora Zabumbão-Boquira é federal, proveniente do Ministério do Desenvolvimento Regional, que possui um termo de compromisso com o Governo da Bahia para liberação dos recursos. Com a mudança de postura do governo federal, a obra, que aguarda apenas a ordem de serviço para começar, pode ser dificultada.
“O ministro garantiu que os recursos estão assegurados, mas nos planos do governo federal não terá mais o objetivo de captar água do Zabumbão. Agora, em relação aos municípios pretendentes, que estão com déficit hídrico, ele se comprometeu, junto com Rogério Marinho, vir à Bacia do Paramirim para discutir com toda a bacia e procurar uma solução em definitivo para resolver o abastecimento desses municípios”, afirmou Anselmo Caires. No vídeo, Roma declara que “em breve estaremos aí pessoalmente”.