Siga-nos

Uma explicação para o aumento de casos de covid-19 em Paramirim

Ilustração

O ano de 2022 mal começou e Paramirim já confirmou 172 casos de covid-19, dos quais 163 estão ativos nesta terça-feira (11). À primeira vista, esse número assusta, principalmente se comparado aos dos municípios vizinhos — Livramento, por exemplo, com população duas vezes maior, possui “apenas” 24 ativos.

Além das aglomerações recentes (encontros familiares, confraternizações entre amigos e festas privadas), que não são exclusividade de Paramirim, um fator importante pode explicar essa discrepância: a quantidade de testes realizados pelo município. Desde o fim do ano passado, a rede pública de saúde vem expandindo o rastreamento e a testagem. Apenas nos últimos sete dias, mais de 900 testes foram realizados no Hospital Aurélio Rocha e nos postos de saúde. Nesse período, também houve busca ativa e bloqueio de contatos na sede e na zona rural.

Enquanto o número de infecções confirmadas aumenta, chama atenção a ausência de internamentos hospitalares. Conforme a Secretaria de Saúde, todos os 172 confirmados neste ano (a maioria vacinada com duas doses) tiveram apenas sintomas leves e moderados, confirmando a eficácia e importância da vacinação.

Participe do nosso grupo privado e receba notícias em primeira mão no WhatsApp

Entrar para o grupo