Com dificuldade para aquisição, Paramirim restringe utilização de testes rápidos de covid-19
A Secretaria de Saúde de Paramirim informou nesta sexta-feira (28) que, “devido ao aumento dos casos de covid-19 em todo o território nacional, não está encontrando para aquisição a quantidade de testes rápidos necessários para suprir nossa demanda”.
Segundo a pasta, “Paramirim é um dos poucos municípios que realizam testagem e monitoramento de pacientes infectados e suspeitos. Apenas neste ano, foram realizados mais de 1.500 testes para diagnóstico, com o intuito de frearmos a propagação do coronavirus”.
“Ressaltamos que grande parte do país – tanto no setor público como no setor privado – está enfrentando as mesmas dificuldades para adquirir testes.
Segundo a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED), assim como em outras partes do mundo, a alta demanda de exames laboratoriais para o diagnóstico da covid-19 trouxe ao setor de medicina diagnóstica brasileiro a preocupação com a falta de insumos necessários para a realização dessas análises.Diante deste cenário, e prezando, como sempre, pela transparência, comunicamos que estamos direcionando os nossos testes exclusivamente para o diagnóstico de crianças, gestantes, profissionais de saúde, idosos, pessoas com comorbidades, imunossuprimidos e pessoas com sintomas moderados ou graves.
Asseguramos que todas as medidas possíveis já estão sendo tomadas. Contamos com a compreensão e colaboração de toda a população.”
Conforme publicamos no último dia 14, diversos municípios da região passam pela mesma situação, como Érico Cardoso e Caturama.