Estudante cearense cria sistema de irrigação com garrafas, muda trabalho no campo e ganha prêmio científico
Um estudante de escola pública do Ceará desenvolveu um sistema de irrigação que tem tudo para transformar a vida de pequenos agricultores que convivem com a seca.
Francisco Nycollas Machado Guarinho, de 17 anos, é aluno de uma escola agrícola do município de Granja, no norte do estado, e teve a invenção premiada com medalha de ouro em um evento científico.
Denominado “IrrigaPet”, o projeto consiste em um mini sistema de irrigação alternativo movido a uma bomba de pressão hidrostática construída com garrafas pet, canos de PVC e ferramentas de abertura e fechamento.
“Eles (agricultores) não podem comprar uma bomba hidráulica convencional para fazer a irrigação. A gente buscou algumas alternativas e chegamos ao nosso protótipo de fazer uma bomba alternativa de baixo custo com materiais recicláveis”, declarou Francisco Nycollas.
“No processo, protótipos, cujos custos são estimados em R$ 100,00 por unidade, foram replicados e a escola os distribuiu entre agricultores do entorno da instituição”, conforme o Diário do Nordeste.
Confira mais detalhes nos vídeos: