Paramirinhense é convidado para discutir saúde coletiva no maior evento de fonoaudiologia da América Latina

O fonoaudiólogo paramirinhense Rômulo Vianna ganhou destaque nesta semana ao ser convidado para compor o fórum de saúde coletiva do Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (CBFa), organizado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). O evento, que neste ano acontecerá em novembro, na cidade de São Paulo, reúne os principais especialistas do país, com o objetivo de discutir os avanços e desafios da área.
A escolha de Rômulo se deu por indicação da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, à qual está vinculado, em reconhecimento à sua experiência de sucesso em práticas de reabilitação e cuidados à pessoa com deficiência, utilizando como base a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).
A CIF, ferramenta criada em 2001 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas ainda pouco explorada no Brasil, é considerada a mais moderna e eficaz para direcionar o cuidado e as políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência. Rômulo conta que sua aproximação com o modelo biopsicossocial se deu a partir da experiência com práticas assistenciais nos serviços públicos em que atuou, e também por meio de estudos e aprimoramentos.
“Em breve, o governo brasileiro deve instituir um novo instrumento de avaliação e valoração das pessoas com deficiência, o Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBRm), que foi um instrumento pensado por muitas pessoas da área e contou, sobretudo, com a participação dos movimentos das pessoas com deficiência. Eu fico feliz em saber que fui pesquisador de campo deste instrumento, ainda quando ele estava em fase de aperfeiçoamento e aprovação – apesar da minha contribuição ínfima, eu acredito que o IFBRm virá numa lógica de ampliar acessos às pessoas com deficiência e impulsionar a sociedade brasileira para um comportamento mais inclusivo”, declarou ao Paramirim Agora.
Entusiasmado com o convite, ele faz questão de ressaltar o papel da sua terra natal em sua trajetória:
“Poder representar Paramirim, como um profissional de saúde pública, na maior cidade do país e da América Latina, é algo que me enche de orgulho, por eu me considerar parte deste povo. Eu faço sempre questão de falar sobre Paramirim em minhas relações profissionais e pessoais aqui em São Paulo. Sempre encontro uma oportunidade de incluir no meio de uma conversa a minha relação com Paramirim e expressar o quanto o interior baiano contribuiu com o que eu considero como minhas melhores qualidades. Já dizia Gilberto Gil: ‘A Bahia já me deu régua e compasso… aquele abraço’.”
Bacharel em Fonoaudiologia desde 2010, Rômulo é especialista em Fonoaudiologia Hospitalar e em Saúde Coletiva e atualmente está se especializando também em Gestão em Saúde Pública e em Saúde Mental. Em seu currículo constam passagens por instituições de renome como USP, PUC-SP, UFRJ, UFMG, UFSC, UNB, FioCruz e EMS de São Paulo.
Possui capacitações e vasta experiência em áreas diversas, como fonoaudiologia clínica, cuidados geriátricos e paliativos, cuidados à pessoa com deficiência, incluindo atendimento domiciliar, saúde da população negra, saúde integral do homem, audiologia ocupacional, LIBRAS, desenvolvimento neuropsicomotor e reabilitação de pacientes pós-COVID, entre outros.
É também colaborador e elaborador de ferramentas de educação permanente, além de protocolo e documento técnico para a saúde pública da capital paulista. Sua experiência profissional inclui atuação em unidades de saúde públicas e privadas de grande porte em São Paulo, a exemplo da UTI COVID-19 do Hospital da Brasilândia, um dos maiores da capital paulista.
Destacando-se não apenas no âmbito clínico, mas também nas esferas de gestão e controle social, Rômulo tem sido ativo como conselheiro gestor e delegado em conferências municipais de saúde, além de contribuir para a implementação do Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBRm) pela UNB.
Em 2021, como reconhecimento pelo trabalho realizado, recebeu o prêmio “Gente que Faz a Diferença”, entregue pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Com uma carreira marcada por dedicação, comprometimento e constante busca pelo aprimoramento profissional, Rômulo Vianna representa não apenas a garra da população de Paramirim, mas também todo o potencial e excelência da saúde pública brasileira.