Sob elogios, paramirinhense palestrou no maior evento de fonoaudiologia da América Latina
Neste sábado, 30 de novembro, o fonoaudiólogo Rômulo Vianna, natural de Paramirim, foi um dos palestrantes do 32° Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, considerado o maior evento da área na América Latina.
A participação do profissional ocorreu durante o fórum de saúde coletiva, que discutiu a implementação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), ferramenta desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que complementa a Classificação Internacional de Doenças (CID), ambas amplamente utilizadas no âmbito da saúde global.
O evento, que reuniu mais de 5.300 participantes, contou com a presença de especialistas de diversas partes do Brasil e do mundo. O convite para que Rômulo palestrasse foi fruto de uma indicação da área técnica da rede de reabilitação da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP), com validação da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) e do grupo técnico organizador do fórum.
Em sua fala, Rômulo apresentou o trabalho que desenvolve na saúde pública, destacando a importância de práticas integradas no cuidado de pessoas com deficiência ou limitações funcionais.
Ao Paramirim Agora, ele comentou a emoção de compartilhar sua trajetória no maior congresso científico da área.”Foi uma experiência única poder mostrar um pouco do que realizamos na saúde pública e refletir sobre o impacto disso na vida das pessoas. É muito gratificante lembrar de minhas origens e inspirar outros paramirinhenses a buscarem seus sonhos profissionais, independentemente da área de atuação”, declarou.
O 32° Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia reforçou a relevância da área no contexto da saúde coletiva, colocando em pauta temas como reabilitação, inclusão e avanços tecnológicos no atendimento aos pacientes e na construção de políticas públicas mais efetivas.