O que você precisa saber sobre o risco de rompimento do Zabumbão
Apesar de não estar em risco extremo, situação do Zabumbão é delicada e preocupa as autoridades.
Em relatório divulgado no fim do ano passado, a Agência Nacional de Águas (ANA) elencou inúmeras barragens brasileiras com risco de rompimento. Apenas na Bahia são dez. Entre elas está a barragem do Zabumbão, que abastece Paramirim e mais três municípios vizinhos. Entre os problemas apontados estão falta de manutenção e riscos estruturais.
Apesar de não estar em risco extremo, a situação do Zabumbão é delicada e preocupa as autoridades.
Em janeiro o município de Paramirim assinou com a CODEVASF um convênio no valor de R$ 905 mil para realização de obras de requalificação.
Sobre o assunto o Paramirim Agora entrevistou nesta manhã o presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre (CBHPASO), Anselmo Barbosa Caires.
Fizemos os seguintes questionamentos: 1) Qual o real risco envolvendo o Zabumbão?; 2) O que levou a situação a chegar a esse ponto? Faltou fiscalização, reformas, etc.?; 3) Qual o papel do CBHPASO (Comitê das Bacias) na preservação e fiscalização do lago?; 4) Quais medidas estão sendo/serão tomadas para resolver o problema?; 5) Sua opinião a respeito do tema.
Confira abaixo: